quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mamilos Invertidos

O mamilo invertido é  uma retração do órgão para dentro da mama, e em geral a queixa é estética e associada ao temor de não poder amamentar. A principal causa é uma má formação congênita, isto é, uma fraqueza nos ligamentos que sustentam a papila e sem caráter hereditário (mães não transmitem aos filhos). Embora mais raras, também podem existir as causas adquiridas nos processos inflamatórios  e no temido câncer de mama.
Possuir os mamilos invertidos é uma condição bastante frequente chegando a atingir 3% da população mundial, quase sempre em mulheres e em ambas as mamas.  Pelo fato de estar invertido, o mamilo pode acumular secreções (ás vezes com odor ruim) e favorecer a multiplicação de germes e infecções mamárias recorrentes.
Ao notar o mamilo invertido, a mulher deve procurar um especialista e prosseguir a investigação das causas e doenças associadas. Mulheres com essa alteração dificilmente conseguirão amamentar, embora existam casos em que a sucção do nenê faça com que o mamilo faça a eversão sem a necessidade de correção cirúrgica.
Condutas paliativas como o corretor de mamilo (bomba a vácuo) e exercícios para puxar os mamilos para fora podem ajudar, mas o melhor tratamento é a cirurgia que devolve o órgão à posição original. Esse procedimento em geral utiliza técnicas simples, anestesia local, ambiente hospitalar e pouca ou nenhuma cicatriz. Alguns casos podem evoluir com retorno da doença e novos procedimentos cirúrgicos estarem indicados.

Leia Mais:
Mamoplastia

Sinmastia

Tempo de validade da Prótese de Mama